A ÉTICA E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março de cada ano e é uma data dedicada à celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo da história. Também é um momento para destacar as lutas e desafios enfrentados pelas mulheres em todo o mundo, visando promover a igualdade de gênero. A origem do Dia Internacional da Mulher remonta ao movimento feminista e trabalhista do início do século XX. A escolha do dia 8 de março está associada a eventos históricos, como a greve das operárias têxteis em Nova York, em 1908, e a manifestação de mulheres russas por “pão e paz” durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917. A luta pelo direito das mulheres e à promoção da igualdade de gênero nos leva a refletir sobre misoginia, que é a aversão, desprezo ou ódio contra mulheres. É importante reconhecer que a misoginia é uma realidade presente em muitas sociedades. Ao abordar a misoginia nas celebrações e atividades do Dia Internacional da Mulher damos importância ao combate de estereótipos prejudiciais, promovemos educação sobre questões de gênero e criamos uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todas as pessoas, independentemente do gênero.
É possível conciliar o tema da ética com o Dia Internacional da Mulher ?
A Comissão de Ética do Instituto Federal Catarinense conhece os desafios enfrentados pelas mulheres, incluindo a violência de gênero, discriminação no local de trabalho, disparidades salariais e outros problemas relacionados. A Comissão de Ética enfatiza a importância do envolvimento da comunidade na promoção do bem comum e destaca que o Dia Internacional da Mulher pode ser uma oportunidade para a comunidade se unir eticamente em prol da igualdade de gênero, educando-se, promovendo diálogos construtivos e apoiando ações que visam a inclusão e a equidade, o respeito e a dignidade, a igualdade e a Justiça, o combate à discriminação, o empoderamento e a autonomia.
A Luta das Mulheres
Vídeo produzido pela Comissão de Ética e outros setores institucionais para promover o combate à misoginia dentro e fora do IFC.